Pós-graduação EAD

Carreira docente e os desafios do ensino virtual

Não há dúvidas do papel do profissional da educação na sociedade, seu trabalho é imprescindível para garantir uma educação de qualidade. Em primeiro lugar, a carreira docente é apontada como uma profissão do futuro e os desafios do ensino virtual podem ser superados com o preparo dos professores para essa nova realidade.

Com a pandemia, os professores tiveram que se reinventar e superar obstáculos tanto pedagógicos como sociais. Como construir um ambiente de aprendizagem de qualidade? Como manter os alunos motivados? Como trabalhar a inclusão no ensino a distância, respeitando as diferenças e dificuldades de cada um?

Responder cada questão depende da realidade dos professores, desde o nível de preparação até as condições da escola em que ele trabalha. No entanto, uma coisa é certa: o papel do professor nesse novo cenário é fundamental. Ele será diretamente responsável pelo progresso do país.

E se você se interessa por esse desenvolvimento, quer atualizar os seus conhecimentos ou ingressar nesse mercado de trabalho, continue a leitura para saber mais sobre a carreira docente e os desafios do ensino a distância.

O que é carreira docente?

Docente ou professor é aquele que ensina. O docente é responsável pela formação dos estudantes, em qualquer nível de escolaridade. Para ser professor é preciso ter graduação superior de licenciatura ou investir na carreira acadêmica.

O docente atua desde o ensino básico até o superior, tanto na rede pública quanto na rede privada. O Ministério da Educação é responsável por regulamentar o piso salarial dos profissionais.

O Ministério da Educação (MEC) utiliza o crescimento do valor anual mínimo por aluno como base para o reajuste do piso dos professores. Dessa forma, é utilizada a variação observada nos dois exercícios imediatamente anteriores à data em que a atualização deve ocorrer. No entanto, esses valores podem variar quando aplicado nas escolas privadas.

Quais são os desafios do ensino virtual?

Os desafios da carreira docente são inúmeros e não há dúvidas que eles ficaram ainda maiores com a pandemia do novo coronavírus. Antes de mais nada, o atual contexto educacional exigiu a adoção da metodologia de ensino a distância em substituição ao método presencial. Dessa forma, instituições e professores precisaram se reinventar.

Construir um ambiente de ensino de qualidade, buscar a valorização profissional, ter engajamento dos alunos em meio a necessidade de adaptação da educação no ensino virtual são apenas alguns dos obstáculos a serem superados.

Confira os principais desafios do ensino virtual:

Tecnologia

Os professores foram pegos de surpresa com a nova realidade do ensino virtual. Muitos precisaram aprender novas tecnologias e se adaptar a elas. E com a necessidade do ensino a distância, a desigualdade econômica no Brasil ficou ainda mais evidente, já que muitos alunos não têm acesso às tecnologias.

Gestão do tempo

Preparar as aulas e se adequar para estar em frente a um computador no lugar da sala de aula. Com essa exigência, muitos profissionais precisaram reaprender a ensinar e a fazer uma gestão do tempo apropriada, já que esse desafio exige muito mais horas de trabalho.

Motivar os alunos

Como evitar a evasão escolar e motivar os alunos no ensino a distância? É preciso estar atento a novos recursos tecnológicos, envolver a família, o grupo e verificar se o aluno está aprendendo efetivamente. Como? Uma dica é investir na formação para atender às exigências desse mercado de trabalho que está passando por drásticas mudanças.

Como a pós-graduação pode ajudar?

Uma pós-graduação é uma excelente maneira para se preparar para esse novo cenário. A UNAMA oferece cursos específicos na área de educação , além de cursos de pós-graduação voltados exclusivamente para o ensino a distância. Confira:

Especialização em aulas online para educação básica

Este curso 100% online tem duração de 4 meses. É voltado para professores da educação básica da rede pública e privada, graduados em cursos reconhecidos pelo MEC. O objetivo é atualizar os docentes apresentando métodos inovadores de ensino.

Elaboração de aulas online, utilização de metodologias ativas e tecnologias educacionais para melhorar a qualidade de ensino e melhorias da prática educacional, atendendo às novas demandas do mercado são algumas das propostas.

Confira a matriz curricular:

  • Gamificação
  • Metodologia de Ensino a Distância
  • Metodologias Ativas
  • Plataformas de Apoio à Aprendizagem
  • Tecnologias Educacionais
  • Vídeos e Redes Sociais no Processo de Ensino-Aprendizagem

Conheça: Especialização em Aulas Online para Educação Básica

Metodologia do Ensino a Distância

Este curso 100% online tem duração de 12 meses. É voltado para quem possui um diploma de graduação em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) em qualquer área de conhecimento, seja bacharelado ou licenciatura.

Dessa forma, todos os profissionais formados no ensino superior que desejam reciclar e enriquecer os conhecimentos da evolução acadêmica estão aptos a fazerem o curso. Sobretudo os profissionais que desejam dar aulas em suas áreas de atuação.

Na matriz curricular, o aluno vai ter disciplinas modernas e que atendem às demandas do mercado, como:

  • Produção de materiais didáticos para EAD
  • Games, WEB 2.0 e mundos virtuais em educação
  • Planejamento e Administração em Educação a Distância

Conheça: Metodologia do Ensino a Distância

Metodologias da Educação a Distância

Semelhante ao Especialização do Ensino a Distância, mais com menos tempos de duração. Dá a oportunidade ao aluno ter uma pós-graduação na área em menos tempo. É ministrado 100% online, com 6 meses de duração.

Voltado para graduados em qualquer área de atuação, em cursos reconhecidos pelo MEC, que desejam atualizar conhecimentos no ensino a distância e atender às atuais demandas do mercado.

Conheça: Metodologias da Educação a Distância

Pós-graduação na UNAMA

Em um cenário de constantes mudanças é fundamental manter-se atualizado. Quando o assunto é a carreira docente, investir em uma pós-graduação é um diferencial para se destacar e conquistar objetivos.

A UNAMA, reconhecida com conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), oferece cursos de pós-graduação na área de educação e a partir de 4 meses de duração!

São cursos nas modalidades EAD e Ao Vivo. Na pós-graduação EAD, as aulas são gravadas, ficam disponíveis 24h por dia e o aluno ainda conta com o auxílio de um tutor online para fornecer todo o apoio pedagógico. Já na pós-graduação Ao vivo, o aluno assiste às aulas em horário marcado, pode tirar suas dúvidas em tempo real e as aulas também ficam gravadas para assistir depois.

As duas modalidades são 100% online e o aluno pode escolher qual mais se adapta para incrementar o currículo e ampliar as possibilidades no mercado de trabalho.

Conheça todos os cursos de pós-graduação em Educação e matricule-se agora mesmo!


Leia também: