Pós-graduação EAD

Investir em um curso livre ou em uma pós-graduação?

Concorrer a um espaço de destaque no mercado de trabalho é um desafio e é preciso ter em mente a necessidade de sempre continuar se profissionalizando. Porém, ao montar um plano de carreira é natural ficar em dúvidas entre um curso livre ou uma pós-graduação.

Neste artigo, iremos abordar mais detalhes sobre essa escolha. Ao entender mais a fundo sobre os dois cursos, você poderá decidir qual o melhor caminho para o seu aprimoramento profissional. Vamos lá?

O que é curso livre?

Antes de decidir qual o melhor caminho seguir, é preciso saber o que é um curso livre. Ele faz parte da modalidade de Educação Profissional e possui base legal da Portaria Nº 008/02 e no Decreto nº 5.154/04, embora não seja certificado pelo MEC.

São cursos ideais para quem busca, de forma rápida, uma qualificação profissional específica. São indicados para recém-formados que desejam se aprofundar em um tema específico.

Quais são as vantagens do curso livre?

O curso livre apresenta alguns benefícios:

Período de duração

Embora o período de duração varie, os cursos livres geralmente demoram entre alguns dias ou poucos meses. Alguns terão carga horária de 15 horas, enquanto outros podem possuir até 120 horas.

Aprofundamento em determinado assunto

Alguns profissionais possuem necessidades pontuais, como aprofundar os conhecimentos em alguma área do cotidiano corporativo. Através do curso livre, é possível obter os conhecimentos necessários em determinado tema de forma pontual.

Ajuda para escolher uma pós-graduação

Recém-formados tendem a ter mais dúvidas sobre qual pós-graduação seguir. A escolha por um curso pode ajudar no entendimento sobre determinada área, ajudando o profissional na escolha de uma especialização com mais segurança.

Não pede uma formação prévia

Como não são regulamentados pelo MEC, os cursos livres não pedem qualquer formação para que o aluno inicie os estudos. Sendo assim, quem ainda não possui diploma de graduação pode optar por esta modalidade. Mas é importante ficar de olho para garantir que o curso livre não seja superficial.

Atualiza o profissional para o mercado de trabalho

Um dos benefícios dos cursos livres é atualizar o profissional para o mercado de trabalho. Assim, novas abordagens sobre determinada área são conhecidas e conseguem agregar valor no dia a dia de trabalho do profissional.

Quem pode fazer?

Mas afinal, qualquer um pode fazer os cursos livres? Sim. Embora o curso possa especificar a sua dificuldade, por legislação, os cursos livres não fazem exigência de qualquer formação anterior específica.

Apesar disso incentivar o acesso a essa modalidade de curso, essas características também pedem para que os profissionais com interesse fiquem atentos, matriculando-se apenas em cursos que apresentem boa reputação e que não entreguem conteúdos muito simplórios.

Ainda assim, a formação continuada, através de cursos livres, é extremamente importante, pois possibilita uma  atualização contínua e rápida em interesses profissionais específicos.

O que é uma pós-graduação?

E uma pós-graduação, será que tem o mesmo peso de um curso livre? As pós-graduações lato sensu são as conhecidas especializações ou os MBAs (Master in Business Administration), que em português significa uma especialização na área administrativa ou gerencial.

Diferente dos cursos livres, elas são regulamentadas pelo MEC, através da  Resolução CNE/CES nº 1, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Sendo assim, quem deseja cursar uma pós-graduação precisa ter um certificado de conclusão de graduação, seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Isso porque os cursos são aprofundados e pedem um nível mais avançado de conhecimentos, mesmo que o curso não seja da sua área de formação.

Quais são as vantagens da pós-graduação?

Quem deseja ter um destaque maior no mercado de trabalho e em entrevistas de emprego, a certificação através de uma pós-graduação possui maior relevância. Separamos as principais vantagens desta modalidade:

Conhecimentos especializados

Os cursos de pós-graduação são mais completos e possuem a construção de conhecimentos especializados. Para quem se formou em design, por exemplo, e deseja atuar como UX Designer, uma pós-graduação irá entregar habilidades e competências  para atuação deste profissional e ainda uma certificação como especialista.

Construção de uma rede de contatos

Os cursos de pós-graduação, por terem mais tempo de duração, proporcionam mais contato entre colegas, possibilitando um networking vantajoso. Desta forma, o profissional tem condições de trocar mais informações sobre a área e ter mais chances de se posicionar no meio corporativo, seja pela busca de um novo emprego ou transição de carreira.

Possibilita transição de carreira

Por serem cursos de maior duração e certificados pelo MEC, o profissional pode optar por uma transição de carreira sem a necessidade de uma nova graduação, a depender da área que deseja atuar. Se um profissional se formou em comunicação, por exemplo, pode escolher atuar na área de tecnologia.

Como mudar de carreira depois de terminar a faculdade? Leia aqui!

Fortalecimento do currículo

Embora os cursos livres também ajudem a deixar o currículo mais interessante para os recrutadores, ter uma especialização na área te garante um posicionamento forte e muito mais estratégico em comparação com concorrentes que não possuem uma pós-graduação.

Maiores chances de promoção

Para quem já está empregado, ter um curso de pós-graduação aumenta as chances de quem espera pela tão sonhada promoção, isso porque você passa a ser um funcionário com mais conhecimentos, e se a empresa sentir que você tem se destacado, é muito provável que seu cargo suba de posição.

E quanto tempo dura uma pós-graduação?

Segundo o MEC, os cursos de pós-graduação devem ter o mínimo 360 horas. Alguns cursos possuem maior carga horária, dependendo sempre da área de especialização. Porém, a média de duração é de 6 a 12 meses.

Algumas universidades, como a UNAMA, possuem formações a partir de 6 meses de duração, com a mesma carga horária e qualidade dos cursos com mais tempo de duração. Esta é uma excelente oportunidade para quem tem maior urgência em se especializar em determinada área.

Afinal, qual o melhor investimento: curso livre ou pós-graduação?

Após compreender de maneira mais profunda as vantagens do curso livre e da pós-graduação, é mais fácil fazer uma análise para compreender qual se encaixa melhor no seu momento profissional. O melhor a se fazer é entender quais os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Cursar uma pós-graduação é um investimento que dura mais tempo, podendo ser finalizada em menos tempo e possibilitando mais peso no currículo. Já se você optar por um curso livre, terá mais conhecimentos específicos e menos aprofundados de forma rápida.

Pós-graduação EAD na UNAMA

Se sua insegurança em cursar uma pós-graduação está no tempo de conclusão e no valor a ser investido, saiba que a UNAMA é uma universidade certificada pelo MEC que possui cursos de especialização com até 6 meses de conclusão e com a possibilidade de estudar sem sair de casa.

Com a pós-graduação EAD da UNAMA você escolhe se deseja estudar no modelo tradicional, fazendo seu próprio horário com aulas gravadas, ou no modelo Ao Vivo, com aulas que ocorrem em um determinado dia e horário da semana, sem precisar se deslocar e podendo assistir as aulas que ficam gravadas posteriormente.

O material didático já está inserido no valor da mensalidade e os conteúdos são articulados com as práticas do mercado e tendências da área escolhida. No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o aluno acessa o curso na hora que quiser e ainda conta com uma tutoria online, para auxiliar durante todo o seu momento de formação.

Aproveite para fazer parte de uma das maiores instituições EAD do Brasil. Conheça os cursos da UNAMA e transforme o seu futuro!


Leia também: